\( \newcommand{\combin}[2]{{}^{#1}C_{#2} } \newcommand{\cmod}[3]{#1 \equiv #2\left(\bmod {}{#3}\right)} \newcommand{\mdc}[2]{\left( {#1},{#2}\right)} \newcommand{\mmc}[2]{\left[ {#1},{#2}\right]} \newcommand{\cis}{\mathop{\rm cis}} \newcommand{\sen}{\mathop{\rm sen}} \newcommand{\senq}{\mathop{\rm sen^2}} \newcommand{\tg}{\mathop{\rm tg}} \newcommand{\tgq}{\mathop{\rm tg^2}} \newcommand{\arctg}{\mathop{\rm arctg}} \newcommand{\arcsen}{\mathop{\rm arcsen}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\tr}[1]{ \textnormal{Tr}\left({#1}\right)} \newcommand{\N}{\mathbb{N}} \newcommand{\Z}{\mathbb{Z}} \newcommand{\Q}{\mathbb{Q}} \newcommand{\R}{\mathbb{R}} \newcommand{\C}{\mathbb{C}} \newcommand{\H}{\mathbb{H}} \newcommand{\vect}[1]{\overrightarrow{#1}} \newcommand{\Mod}[1]{\ (\mathrm{mod}\ #1)} \)

segunda-feira, 27 de março de 2017

Sugerir ao aluno que adquira outra calculadora

A calculadora da foto é uma CASIO fx-9750GII.
Nos dias de hoje temos calculadoras com ecrãs a cores como as CASIO fx-CG20 ou as TI-nSpire CX... E alguns professores "apaixonaram-se" por essas máquinas.
Pelo menos nos dias de hoje, as CASIO CG20 são mais lentas que as máquinas da foto. E quanto às TI-nSpire CX ... eu tenho uma e prefiro manter-me calado. Já mais do que uma vez me apareceram alunos a quem foi sugerido que mudassem de calculadoras para certas disciplinas, embora na verdade, não houvesse necessidade disso.
O problema resumia-se ao professor preferir utilizar uma calculadora mais recente, com recursos que na verdade... não são necessários para essas disciplinas! E algumas vezes cheguei a passar aos alunos alguns programas da minha autoria que tornaram as calculadoras 'que deviam ser substituídas' melhores e mais eficazes para essas disciplinas...que as calculadoras 'novas', sem programas equivalentes.
Mesmo assim, em praticamente todos os casos, a calculadora era mais do que suficiente para a disciplina em questão...
Por exemplo, para uma disciplina introdutória de Estatística, esta calculadora é mais do que suficiente: calcula logaritmos em qualquer base, calcula os valores das distribuições de probabilidades Binomial, Poisson, Normal,Qui-quadrado, T-Student, Fisher-Snedecor, calcula intervalos de confiança, e até faz testes de hipóteses...
E sem eu introduzir um único programa dos meus!
Já agora, a maioria dos, se não todos os... programas partilhados para máquinas fx-9860G neste blog, também correm nessas calculadoras.

Para o ensino secundário, não está na lista de calculadoras recomendadas para Matemática A, mas de facto... com todas as actualizações, e sem batotas, esta calculadora é suficiente para o secundário actual, e não "vicia" os alunos que, por exemplo, não sabem de cor o valor do seno de 600,  (Já agora, se  procurarem online, penso que encontram uma forma não oficial de a "converter" numa fx-9860-GII, mas não me peçam links nem instruções).

Não tenhamos ilusões, uma fx9750GII não é uma fx9860 GII,ou uma CG20 mas as diferenças nem sempre justificam uma substituição de máquinas!

Para os cursos e disciplinas dos alunos destinatários, será que se justifica mesmo 'obrigar' os alunos a investimentos desnecessários?

O mesmo já vi acontecer com máquinas TI83plus e TI84 ... com argumentos que para proteger a privacidade dos alunos, prefiro não repetir.

Sugerir ao aluno que mude de calculadora porque na verdade é o professor que desconhece as funcionalidades ou não sabe utilizar, nos dias de hoje...é anedoticamente ridículo! Nem que seja consultando o manual ou a internet... a informação está disponível. E sendo professor... até poderia contactar um colega, ou mesmo a marca. No caso das Casio, até poderia dizer que há quase 20 anos que "a forma de funcionar" é a mesma... portanto, ou é má vontade, ou o professor recebe comissão nas vendas, ou é mesmo estupidez da sua parte.
No caso das Texas Instruments (TI83&84 .. a 84 deve ser vista como uma evolução da TI83)... essas máquinas já andam por aí há tanto tempo... (aprox 20 anos?), que o comentário acima feito para as CASIO é igualmente válido. E acrescento que a única coisa que não gosto nelas é a velocidade!

No entanto, sim, há máquinas que não têm funcionalidades que hoje em dia são "obrigatórias"... mas cuidado ao identificar "falsos positivos", porque hoje em dia, as calculadoras têm sistemas operativos actualizáveis pela Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário